Professores

Aqui você encontra alguns dos Professores parceiros da Multiversidade da Floresta


Sandra Benites

Sandra Benites (Mato Grosso do Sul, 1975), educadora, pesquisadora, curadora. É descendente do povo Guarani. Formada em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2017, é mestre em Antropologia social pelo programa de pós-graduação do Museu Nacional e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa focada na educação indígena à partir da perspectiva da mulher Guarani e intitulada Viver na língua Guarani Nhandeva (mulher falando). Ainda na perspectiva da educação, tem experiência no ensino em escolas indígenas no ensino fundamental. Sandra Benites é a primeira curadora indígena contratada por uma instituição de arte no Brasil. Em 2019, passa a ocupar o cargo de curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Nesta atividade, está à frente da exposição DjaGuata Porã: Rio de Janeiro Indígena, realizada no Museu de Arte do Rio em 2017-18.

João Paulo Barreto

João Paulo Lima Barreto é indígena do povo Ye’pamahsã (Tukano), nascido na aldeia São Domingos, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI). Fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi. Membro do SPA – Science Panel for the Amazon (Painel Científico para a Amazônia), da Academia Brasileira de Ciência.

Varin Mema

Nelly Barbosa Duarte Dollis é indígena do povo Marubo e possui doutorado (2020) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Marubo, grupo clânica, parentesco Marubo, casamento.

Edson Brito Kayapó

Edson Kayapó (Edson Machado de Brito) é Doutor pelo programa pós-graduado em Educação: História, Política, Sociedade, na PUC-SP, com pesquisa financiada pelo CNPq e CAPES (2012). É mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com financiamento do CNPq (2008), sob orientação da doutora Heloísa Cruz. É Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), com pós-graduação lato sensu (especialização) em História e Historiografia da Amazônia, pela Universidade Federal do Amapá (2000). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA), atuando na docência em licenciaturas, cursos técnicos e Pós-graduação lato sensu, além de orientar TCCs e monografias. Exerce ainda as funções de docente e orientador de pesquisas de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia.

Els Lagrou

Elsje Maria Lagrou é Professora Titular do Departamento de Antropologia do IFCS-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA). Pesquisadora do CNPq. Seus interesses de pesquisa incluem a etnologia ameríndia, seus regimes ontológicos, sociais e estéticos. Publicou os livros A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (2007); Artes indígenas no Brasil (2009); No caminho da miçanga, um mundo que se faz de contas (2016), catálogo da exposição homônima da qual foi curadora; editou Quimeras em diálogo, grafismo e figuração nas artes ameríndias (2014). Doutora em Antropologia Social pela University of St. Andrews (1998) e pela Universidade de São Paulo (1998); Mestre em antropologia social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e Mestre em História Contemporânea pela Universidade Católica de Leuven (1986). Realizou Pós-Doutorado na Columbia University, no Department of Art History and Archeology and the Italian Institute, em Nova Iorque.

Marco Antonio Valentim

Marco Antonio Valentim é Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional do Rio de Janeiro e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Publicou estudos acerca de problemas metafísicos em filosofia antiga e moderna, e ensaios comparativos sobre antropologias ocidentais e ameríndias. Escreveu “Extramundanidade e sobrenatureza: ensaios de ontologia infundamental”. Pesquisador do SPECIES – Núcleo de Antropologia Especulativa (UFPR).

%d blogueiros gostam disto: